sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dias quentes de Maio (16)

Hoje, dia 16 de Maio, o céu estava parcialmente nublado em Lisboa. Estamos a entrar no fim de um ciclo de dias quentes que é anunciado pelo desenvolvimento de uma baixa pressão em altitude, transportando ar húmido vindo do Atlântico. A pouco e pouco, o ar quente e seco vindo de leste, deixará de circular e a temperatura baixará com o aumento correspondente da humidade.
Por volta das 14 horas o céu de Lisboa estava assim:



Observa-se a presença de algumas nuvens de desenvolvimento vertical (cúmulos-nimbos), como que anunciando a chegada de alguma chuva e trovoada (situação típica do mês de Maio). 

A imagem de satélite correspondente mostra bem a formação destas nuvens que sobressaem bem na imagem captada por infravermelho:


Por sua vez, a situação sinóptica mostra bem a formação da baixa-pressão em altitude, sendo visível que à superfície ainda se mantinha a corrente geral de leste de ar seco e quente, oriundo do Norte de África e com circulação pelo interior da Península Ibérica - aquele ar com o cheiro típico das planícies da Meseta Ibérica meridional:


 
Todo o conjunto de altas pressões e respectivas cristas vai desaparecer nos próximos dias e o ar frio e húmido vai invadir toda a orla ocidental da Península Ibérica, com a chegada de uma baixa-pressão vinda de norte. 



Sem comentários: