domingo, 7 de março de 2010

Os minerais fazem parte da nossa essência!

Anfíbola


"Thus we live in a universe primed for complexification: hydrogen atoms form stars, stars form the elements of the periodic table, those elements form planets, which in turn form minerals abundantly. Minerals catalyze the formation of biomolecules, which on Earth led to life. In this sweeping scenario, minerals represent but one inexorable step in the evolution of a cosmos that is learning to know itself."

Palavras sábias de Robert M. Hazen para definir o mundo que nos rodeia na perspectiva geológica e biológica (in Evolution of Minerals, Scientific American, March 2010, vol. 302, 3, 42-49).

Parece mesmo que a geologia e a biologia andaram de "braço dado" no que toca ao aparecimento da vida e a formação de novos minerais. A ideia com se fica ao ler este artigo é de que a geologia fez o "ninho" para que mais tarde as moléculas orgânicas produzissem os primeiros seres vivos. A evolução destes seres vivos permitiu, por sua vez, a formação de novos minerais. Antes do aparecimento da vida a Terra teria cerca de um pouco mais de um milhar de minerais diferentes. Graças ao aparecimento e desenvolvimento da vida a Terra tem hoje muito mais do que quatro mil espécies mineralógicas!

Sem comentários: