quarta-feira, 23 de maio de 2007

Recursos finitos

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Se os fenómenos naturais têm muitas vezes comportamentos imprevisíveis o mesmo já não se pode dizer da capacidade da Terra em fornecer os seus recursos naturais finitos. Ao extrair um recurso finito do nosso planeta sabemos que a partir de um dado momento começaremos a ter cada vez mais dificuldade em extraí-lo, isto é, o rendimento da indústria extractiva começará a baixar ao fim de algum tempo. Este sintoma é o prenúncio do esgotamento de um recurso num prazo que estará dependente do volume das reservas disponíveis e da velocidade a que é extraído.
Este raciocínio encaixa muito bem na extracção dos hidrocarbonetos fósseis, dos quais se destaca, o petróleo bruto. Já há muito tempo que várias entidades não governamentais vêm alertando para os riscos de o nosso planeta estar a atingir o patamar máximo de volume de extracção deste recurso (ver em: http://www.odac-info.org/). Existem várias opiniões de personalidades ligadas à indústria de extracção que afirmam que a partir desta década o volume global de extracção de petróleo começará a reduzir-se à escala mundial porque se trata, simplesmente, de um recurso finito.
Hoje foi publicada uma notícia no jornal “Público” que mostra algumas preocupações do governo do Reino Unido relativamente à crise energética global que se anuncia para breve:

“Plano vai ser apresentado hoje
Reino Unido prepara alteração da sua política energética
23.05.2007 - 00h27 Agências
O Reino Unido apresenta hoje uma alteração de fundo na sua política energética para assegurar o fornecimento, defendendo a construção de novas centrais nucleares e sublinhando o papel-chave das empresas e dos cidadãos.
O petróleo e o gás que os britânicos obtêm no mar do Norte está a diminuir e está ainda bem presente o corte do fornecimento de gás da Rússia à Ucrânia no ano passado, que perturbou o fornecimento à Europa.

O Governo do Reino Unido também quer alcançar os objectivos de redução das emissões de carbono, que deverão tornar-se legalmente obrigatórios.

Pretende também obter mais energia a partir de fontes renováveis e estimular as empresas e os cidadãos a reduzir o consumo de electricidade.

A UE pretende obter 20 por cento da sua energia a partir de fontes renováveis em 2020. Um projecto de lei que está no Parlamento britânico pede um corte de 60 por cento até 2050 nas emissões de dióxido de carbono.”

Sem comentários: