domingo, 21 de setembro de 2008

A transição entre o Verão e o Outono

Imenso Sul

Durante este Verão (que amanhã termina) a crista do Anticiclone dos Açores raramente esteve de "boa saúde". Resultado: o litoral oeste de Portugal Continental foi quase diariamente varrido pelo forte vento de norte (a conhecida nortada). Foram muitos os dias em que era difícil frequentar uma praia sem ter que resistir a esta força da natureza.
Nos últimos dias o Anticiclone dos Açores migrou para norte e estacionou sobre as ilhas britânicas. "Puxou" o ar quente oriundo do Norte de África e, consequentemente, chegaram os dias quentes (ausentes no mês de Agosto).
Entretanto o desenvolvimento de uma baixa pressão ao largo da Península Ibérica trouxe trovoada e aguaceiros fortes sobretudo para as terras do interior.
Este tempo instável denuncia a entrada do Outono. Antes da chegada do frio ainda serão comuns os dias chuvosos, húmidos e mornos. A história repete-se todos os anos com algumas cambiantes. Precisamos desta estabilidade do clima. Sem ela não podemos viver porque a nossa sociedade está inteiramente dependente da sucessão ritmada das estações do ano.

Sem comentários: