segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A crise financeira

Os mercados financeiros estão em convulsão. A recente declaração de falência de um grande banco norte-americano (Lehman Brothers) é apenas um reflexo da confusão instalada nas finanças mundiais.
Influenciada por esta crise o preço do petróleo está em queda há várias semanas e já atingiu valores claramente inferiores aos 100 dólares por barril. Por outro lado, as taxas de juro na zona euro, continuam a ter tendência para subir porque a crise de liquidez do mercado é grande.
São complexos os factores responsáveis por esta crise. É bem provável que o esforço de guerra exercido pelos Estados Unidos seja uma das várias causas para este caos financeiro. Agora é esperar que a tempestade financeira passe rezando para que atrás desta tempestade não se instale o caos económico.
Apesar de ser um leigo em relação a estes assuntos sinto que esta crise é o reflexo de uma economia mundial que vive praticamente só da especulação financeira. Os grandes investimentos mundiais estão todos virados para actividades não produtivas e não geradores de bem-estar social. O resultado está à vista.
Haverá democracia em sociedades especulativas?

Sem comentários: