quinta-feira, 3 de abril de 2008

O tempo que muda

Os modelos meteorológicos de previsão a 10 dias estão cada vez mais afinados. Deste modo já é possível com razoável aproximação saber o tempo que faz na semana seguinte.
Esta semana tem sido muito quente com temperaturas máximas a aproximarem-se dos 30ºC em algumas estações meteorológicas. Isto deve-se à acção de um robusto anticiclone que tem migrado do Atlântico em direcção às ilhas britânicas que ao estender a sua crista transporta ar seco e quente vindo de leste.

Photobucket
Extraído de: http://www.bbc.co.uk/weather/world/west_europe/pressure.shtml

No que resulta uma Península Ibérica sem nuvens, céu 100% limpo!

Photobucket
Extraído de: http://www.meteo.pt/pt/observacao/remota/observacaoGeralSatelites.jsp

Ora como ainda não estamos no Verão esta situação atmosférica vai ser muito alterada na semana que vem.
Na próxima 4ª feira já estaremos sob a influência de uma baixa-pressão muito activa que vai trazer ventos fortes e chuva intensa.

Photobucket
Extraído de: http://weather.unisys.com/gfsx/6d/gfsx_500p_6d_eur.html

Por isso não é descabido o aviso do Instituto de Meteorologia publicado na página web do Jornal Público:

"Amanhã a temperatura ainda sobre
Tempo vai mudar significativamente a partir de segunda-feira
03.04.2008 - 12h49
O estado do tempo vai mudar significativamente no início da próxima semana, com chuva, vento e descida acentuada das temperaturas, que se têm mantido acima da média nos últimos dias, anunciou hoje o Instituto de Meteorologia.
Desde o início desta semana que as temperaturas do ar se têm mantido acima da média, nomeadamente em Lisboa, onde a temperatura tem ultrapassado os 25 graus, quando a média para o mês de Abril é de 19,1 graus.
Para amanhã é aguardada uma nova subida das temperaturas, devendo Lisboa chegar aos 28 graus.
Mas as condições meteorológicas vão mudar significativamente a partir de segunda-feira, disse hoje à Lusa o meteorologista José Eduardo Duarte, adiantando que já no domingo o céu ficará mais nublado, havendo a possibilidade de chuva fraca em alguns locais.
Para segunda e terça-feira espera-se precipitação elevada de Norte a Sul de Portugal continental, de uma forma generalizada."

Esta variabilidade meteorológica é mesmo típica dos sistemas naturais. Os ecossistemas têm meios para se adaptarem as estas grandes mudanças de tempo. Por sua vez, a sociedade humana, desenvolvida e industrializada, tem mais dificuldade em evitar o caos quando a atmosfera tem comportamentos muito oscilantes. A má ocupação do solo é um dos aspectos mais problemáticos. O último dia 18 de Fevereiro foi prova disso. Esperemos que a semana que vem não traga "precipitação a mais".

Sem comentários: