domingo, 30 de março de 2008

"Biatlo" em Lisboa

No passado sábado decidi experimentar uma deslocação ao meu treino de natação seguindo uma política de redução das emissões de carbono. A bicicleta é um veículo excelente porque é um meio de transporte rápido em percursos citadinos de pequena distância.
Entre o Alto do Lumiar (freguesia da Charneca) e a piscina da Cidade Universitária (freguesia do Campo Grande) são cerca de 2,5 km.
O caminho mais rápido entre estes dois pontos, indo de automóvel, implica a utilização do eixo norte-sul e apenas se gastam uns 5 a 8 minutos numa manhã sem trânsito. Se utilizar os transportes públicos tenho que recorrer à combinação dos autocarros da Carris com o metro o que me obriga a gastar, em média, 40 minutos. Se fizer uma combinação entre andar a pé e o metro consigo demorar cerca de 45 minutos. Utilizando o automóvel particular e o metro o tempo médio gasto nesta deslocação reduz-se a 30 minutos. Fazendo o uso da bicicleta consigo fazer este trajecto em cerca de 15 minutos!
Fazendo o balanço poderei dizer que a bicicleta ganha se considerarmos simultaneamente o factor tempo, a poupança de energia, a não emissão de poluentes e os benefícios para a saúde!
Tudo somado fiz 5 km a pedalar e mais 1,6 km a nadar. Muito bom para um dia de treino. Quem me dera poder fazer isto 3 vezes por semana!
Eis umas pequenas metragens do meu regresso para casa:





Sem comentários: