quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vaga de calor (4.º dia em Lisboa)

O pico da onda de calor foi atingido no dia 5 de Julho passado para a maioria das estações segundo notícia divulgada hoje no sítio do Instituto de Meteorologia. Em Lisboa a temperatura máxima neste dia foi de 40º C, tendo sido registado em muitas estações do interior do país máximas superiores a este valor (no Alentejo e Ribatejo, por exemplo).
Hoje, em resultado da presença de uma baixa pressão a norte de Marrocos, a circulação de ar sofreu um desvio que impede a vinda tão directa de ar quente e seco do Sara. Assim, as temperaturas máximas já baixaram um pouco, especialmente no litoral.
sinóptica para 7Julho2010(12h)
Fonte: http://meteo.ist.utl.pt/new/mapas/html/PRESSAO19-D1.html

Em breve a nortada chegará, manifestando-se em regime generalizado no oeste continental português e, consequentemente, a vaga de calor extremo terá terminado. Balanço: 5 dias quentes dos quais 3 muito quentes.
Veremos, nos próximos dias, se o Anticiclone dos Açores se mantém robusto (e na sua posição normal) ou, se enfraquecerá, permitindo o fortalecimento do seu "primo" da Europa Setentrional e Central e, ao mesmo tempo, estragando o verão continental do oeste português (através da sensação de tempo de "ar condicionado em força máxima").

Sem comentários: