quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Situação de bloqueio atmosférico no Atlântico Norte

A posição setentrional de um anticiclone no Atlântico Norte está a bloquear a progressão normal da corrente de ar húmido e mais quente vinda de Oeste. Resultado: estão a ocorrer fortes nevões nas ilhas britânicas. Agora que o Inverno está instalado e o solo já arrefeceu estas condições meteorológicas (raras) estão a gerar acumulações de neve com várias dezenas de cm.

sinóptica atlântico 6Janeiro2009
Nesta figura são visíveis dois anticiclones que bloqueiam totalmente a progressão da frente polar vinda de Oeste. Trata-se de uma situação muito rara...

Por cá, às nossas latitudes, somos atingidos frequentemente pelos núcleos das baixas pressões que provocam chuvas abundantes e ventos fortes com consequências muito negativas (cheias, derrocadas, erosão acentuada do litoral e até poluição das águas das barragens pelo efeito do aumento da turbulência das águas de escorrência).
Há quem associe este fenómenos ao efeito de mudança global do clima. Há quem fale na "Artic Oscillation - AO" e na "North Atlantic Oscillation - NAO" como sendo os fenómenos responsáveis por esta situação.

Sem comentários: