terça-feira, 13 de outubro de 2009

Outubro quente

100_6393
Lisboa, 12 de Outubro de 2009. Rua do Arco a S. Mamede.

Mais um início de Outono muito quente cuja causa não estará, certamente, relacionada com o rescaldo das eleições autárquicas. Depois de um fim-de-semana um pouco atribulado devido a problemas no meu condomínio sabe bem poder usufruir desta bonita luz de Verão (será um S. Martinho precoce?).
Confiando na minha memória meteorológica tenho a sensação de ter sentido já vários inícios de Outono quentes e secos. Aliás, o mais preocupante parece ser mesmo a escassez de chuva. No quadro ibérico a situação é realmente preocupante na metade sul da península e no levante onde a falta de água é muito frequente, a ponto de já se praticar o transporte das águas dos rios setentrionais para o sul ressequido.
Temo que a explosão dos empreendimentos turísticos do sul do nosso país venha aumentar o nosso deficit neste líquido tão precioso. A construção de campos de golfe um pouco por todo lado vai exigir cada vez mais água. Água que não existe mesmo sem campos de golfe.
Nos tempos que correm as alterações do clima conduziram à indução, no nosso país, de um padrão de pluviosidade irregular onde são frequentes as chamadas trombas de água. Este regime curto e intensivo de precipitação provoca muitos estragos no solo, acentuado a sua erosão.
Por enquanto vamos poder desfrutar deste bom tempo por mais uns dias. É bom que as chuvas de oeste não se atrasem no calendário para não ficarmos ressequidos antes do próximo Verão.

Sem comentários: