quarta-feira, 27 de maio de 2009

"Instabilidade" anticiclónica

Para além do período de crise económica, social e política que estamos a atravessar, o nosso querido Anticiclone dos Açores também se tem revelado muito agitado e, consequentemente, em crise. Desde hoje o continente português está a ser influenciado por este centro de alta pressão. Resultado: o dia de hoje foi luminoso e quente ao jeito de um dia de Verão, segundo o padrão a que estamos habituados.

024

A posição do Anticiclone sobre o golfo da Biscaia favorece este estado de tempo:

27 de Maio
sinóptica 27 Maio 2009

Ora, acontece que este centro de alta pressão não vai estabilizar. Vai fazer um trajecto em direcção a norte, estando a 28 de Maio com o núcleo sobre França:
28 de Maio
sinóptica 28 Maio 2009

A 29 migra mais para norte, ficando com o núcleo sobre o Mar do Norte:
29 de Maio
sinóptica 29 Maio 2009

A 30 já tem o seu núcleo sobre a Península Escandinava:
30 de Maio
sinóptica 30 Maio 2009

A 31 continua o seu trajecto na direcção setentrional:
31 de Maio
sinóptica 31 Maio 2009

A 1 de Junho já tem o seu núcleo situado a oeste da Noruega:
1 de Junho
sinóptica 1Junho 2009

E eis que em consequência deste trajecto e ao barrar o caminho normal das pressões polares o tempo em Portugal continental muda completamente. A 2 de Junho uma baixa pressão com as suas perturbações frontais aproxima-se da costa portuguesa, vinda de oeste:
2 de Junho
sinóptica 2Junho 2009

E o tempo que era de Verão em apenas 3-4 dias se transforma em tempo completamente invernoso. Será esta variação uma das consequências da alterações climáticas? Se assim for é bem provável que os nossos Verões quentes e estáveis tenham chegado ao fim. É provável que Portugal passe a ter um Verão muito oscilante entre situações extremas. Quem encara o Verão como um produto comercial, que deve ser sempre melhor ano após ano, está em maus lençóis.

Sem comentários: