segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Mudança de tempo

Graças aos satélites meteorológicos já é possível fazer uma previsão do tempo a curto prazo com um grau de precisão muito elevado .
A seguir a estes dias frios que temos tido vem aí a chuva. Durante os últimos dias Portugal Continental tem sido invadido por uma massa de ar frio polar de trajecto continental devido à influência de um anticiclone centrado na Europa Central. Ora bem, para os próximos dias, a situação vai mudar. A aproximação de uma baixa pressão com superfícies frontais associadas vinda do atlântico vai trazer chuva. O problema é que a acção conjugada desta baixa pressão com a do anticiclone continental vai resultar em dias de chuva com vento de sueste o que significa dias frios e húmidos. Algo muito desagradável e propício ao aparecimento dos resfriados e constipações.
A imagem de satélite disponível em http://www.eumetsat.int/Home/Main/Image_Gallery/Real-time_Images/index.htm?l=en, ajuda a compreender o fenómeno da chegada do tempo húmido.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

As manchas em tom cinzento representam as nuvens de baixa altitude e são o prenúncio da chegada do tempo húmido. Mais a ocidente observam-se as perturbações da frente polar (cor mais branca) que vão acabar por atingir o nosso país a partir de amanhã.

Sem comentários: