quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Clima e outras preocupações

Ao longo dos últimos cerca de 150 anos o uso intensivo dos combustíveis fósseis transformou completamente o aspecto dos nossos núcleos urbanos. Para além deste aspecto bem visível, existem os efeitos sobre o clima provocados pela libertação em grandes quantidades de dióxido de carbono e de outros gases, resultantes da queima destes combustíveis. Os efeitos destes gases sobre o clima são muito discutíveis e ainda não existe um consenso na comunidade científica acerca dos cenários climáticos futuros. Segundo uma corrente de opinião científica a actividade humana começou a alterar o clima há cerca de 8.000 a 10.000 anos atrás, com o aparecimento da agricultura. Graças a esta actividade foi evitado o começo de uma nova era glaciar que agora estaria no seu auge. Assim, se pode perceber, segundo esta interpretação, que a estabilidade climática actual é um fenómeno anómalo e só existe porque está a ser sustentada pela actividade humana. O problema é se uma tão elevada produção de gases indutores do efeito de estufa poderá, a breve trecho, desequilibrar irreversivelmente o clima da Terra. Nada se sabe ao certo. Todavia, os fenómenos climatéricos anómalos tendem cada vez a ser mais frequentes e extravagantes. Por exemplo, este Outono em Portugal tem sido excessivamente seco e quente e poderá ser uma destas manifestações anómalas. As folhas das árvores não mentem e anunciam um Verão tardio num Outono quente e seco que anuncia uma Primavera antecipada.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Lisboa, Jardim da Estrela (Novembro de 2007)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Lisboa, Jardim da Estrela (Novembro de 2007)

O Inverno virá mas se calhar de uma forma intensa e fugaz. Quando a Primavera chegar o tempo húmido predominará até ao Verão seguinte. Temos que nos adaptar às mudanças…

Ainda a propósito do clima há que referir a posição persistente de um anticiclone. Este centro de alta pressão tem estado nas últimas semanas centrado, ora a norte, ora a noroeste da Península Ibérica fazendo, simultaneamente, de barreira à passagem das superfícies frontais polares. A imagem em baixo mostra uma posição estranha deste anticiclone encostado a uma grande baixa pressão com o seu centro localizado sobre o sul da Suécia. Esta é uma previsão para sexta-feira, dia 9 de Novembro.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Devido à posição deste anticiclone o trajecto das baixas pressões polares tem sido feito à latitude do Mar do Norte. Dada a intensidade destas tempestades polares a produção de petróleo do Mar do Norte está a ser afectada o que está a contribuir para o aumento do preço do crude. Como a sede mundial por este líquido viscoso é enorme e dado que já não há possibilidade de aumentar mais a produção, porque a natureza geológica não o permite, é natural que os preços subam em flecha. Vamos, certamente, chegar ao fim do ano com preços muito acima dos 100 dólares por barril!
No meio de todas estas incertezas a única certeza que temos é a da escassez de recursos face ao seu consumo desenfreado.

Sem comentários: