sexta-feira, 4 de novembro de 2005

É já amanhã e domingo!

"O Professor António Ribeiro é, seguramente, o geólogo português mais brilhante da sua geração, com um curriculum científico e profissional de grande valor, com inestimáveis serviços prestados à Ciência e à Educação, tanto a nível nacional como europeu, mas também um cidadão interveniente na vida pública, de que é exemplo a actuação na crise académica de 1962. O seu trabalho de excelência contribuiu e continuará seguramente a contribuir para a construção desta intrincada malha de que é feita a Ciência.
Da sua profícua e frutificante actividade científica, centrada essencialmente nos domínios da Tectonofísica de continentes e oceanos, na Sismotectónica e na Modelação de processos tectónicos, resultaram mais de 300 publicações científicas da especialidade, incluindo 5 livros e 125 publicações referidas no Science Citation Index, com 1350 citações. De referir o seu último livro, lançado no mercado em 2002, intitulado “Soft Plate and Impact Tectonics” e dado à estampa pela conhecida editora europeia Springer Verlag.
Também a sua actividade pedagógica é digna de exemplo, não apenas pelo dinamismo das suas aulas e palestras, e modo como lançou a semente da investigação em muitos estudantes, como também pelo número de teses de doutoramento que orientou e co-orientou, um total de 22 desde 1989, em universidades portuguesas e estrangeiras. O Professor António Ribeiro foi ainda fundador do Laboratório de Tectonofísica e Tectónica Experimental (LATTEX) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sócio fundador do Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica (GGET) da Sociedade Geológica de Portugal.
O LATTEX associa-se a esta homenagem que o GGET / SGP em boa hora promovem e que é da mais elementar justiça."

"A homenagem decorrerá no dia 5 de Novembro no Anfiteatro de Física do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, a partir das 08:30 horas. (Rua da Escola Politécnica, nº 58; 1250-102 Lisboa; Metropolitano: Linha amarela, estação do Rato)

No dia seguinte, o homenageado, orientará uma saída de campo. A inscrição para participação nesta saída é obrigatória mediante email (clee@fc.ul.pt) .

Paragem 1: Ejecta da Praia da Vitória.

Paragem 2: Tsunamito da Nazaré (Cenomaniano-Turoniano).

Paragem 3*: Deformação da anisotropia sedimentar no Pliocénico da Praia da Vitória.

* Em alternativa à Paragem 1 no caso de má exposição do afloramento."

Ver pormenores AQUI.



Sem comentários: