Este terá sido um Verão muito quente em Portugal Continental. Agora que o Atlântico Norte mostra os primeiros sinais outonais vamos ver o que irá acontecer com a chegada em força das primeiras chuvas. Para os próximos dias já estão previstas fortes trovoadas no interior norte e centro do continente. Será que a elevada quantidade de partículas em suspensão na atmosfera, devido aos intensos fogos que têm lavrado pelo país, irão ter alguma influência na ocorrência de eventuais trombas de água?
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
domingo, 22 de agosto de 2010
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Praia do Zavial (Algarve, Portugal)
Que região, num raio de 20 km, permite fazer surf, nadar em mar aberto, correr em terraços de maré grandiosos, subir dunas, escalar arribas e pisar chão com muitos milhões de anos de diferença de idade? A Costa Vicentina!
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Mergulhando no azul do Atlântico
Já estive várias vezes na enseada da Baleeira (Sagres) mas nunca tinha reparado bem no azul destas águas.
sábado, 7 de agosto de 2010
Mais uma vaga de calor
O Agosto começou quente e os modelos numéricos da previsão meteorológica antevê tempo quente até, pelo menos, dia 17. No entanto, o litoral oeste será poupado porque será intensamente refrescado pela nortada. Esta sucessão de vagas de calor reflecte a posição setentrional do anticiclone dos Açores. De facto, este Verão, a posição deste centro de altas pressões tem sido propícia ao bloqueio da entrada de ar marítimo vindo de NW e de N. Consequentemente, desde de Julho, o Verão tem sido muito estável e quente.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Rasto de cinzas (Comporta, Julho 2010)
Partículas maiores: cinzas e fragmentos de conchas (idêntico comportamento hidráulico), marcando a linha de espraio.
Cinzas sobre os sedimentos (Comporta, Julho 2010)
Estas cinzas resultaram dos incêndios do dia 27 de Julho de 2010 que ocorreram no interior do concelho de Grândola. Com o vento leste estas cinzas foram empurradas para o mar. Mais tarde, acabaram por cair no mar e foram dar à praia, empurradas pelas ondas.