terça-feira, 15 de abril de 2008

Peak oil atingido na Rússia?

Segundo uma notícia publicada no sítio do jornal Público:

Fraqueza do dólar ajuda a escalada da matéria-prima
Preço do petróleo atinge novo recorde de 112,48 dólares


15.04.2008 - 11h56
Por Reuters, PUBLICO.PT
Beawiharta/Reuters (arquivo)

A fraqueza do dólar e as limitações na produção da Rússia fazem novos máximos do petróleo
A escalada do preço do petróleo não pára, ora devido à fraqueza do dólar contra o euro, ora por causa da especulação, ora em função de anúncios de limites de produção atingidos em alguns dos países exportadores de petróleo.

Desta vez, é a fraqueza do dólar que fez disparar esta manhã cada barril de petróleo “light” vendido nos EUA para 112,48 dólares (71 euros). Na Europa, o petróleo de “Brent”, consumido em Portugal, não ficou atrás e alcançou o seu valor mais elevado de sempre, nos 110,45 dólares (69,73 euros).

Um analista da Standard Life, Richard Batty, não tem dúvidas de que desta vez “é a fraqueza do dólar dos últimos meses e do trimestre” que está a empurrar o preço do crude para novos máximos. “A volatilidade nos mercados de activos, principalmente acções, está a deslocar os investidores para as matérias-primas”, sublinha ainda Batty, citado pela Reuters.

A edição de hoje do “Financial Times” juntava mais um elemento ao movimento de pressão dos preços do petróleo, ao noticiar que a produção na Rússia atingiu o seu nível máximo no passado e que a partir daqui pode até começar a baixar. A afirmação é do vice-presidente da Lukoil, Leonid Fedun, o maior produtor independente do país.

O segundo maior produtor de petróleo mundial, a Rússia, produziu no ano passado à volta de 10 milhões de barris por dia e na opinião de Fedun esse é o nível mais elevado que “ele iria ver em toda a sua vida”.

Parece que para além da componente especulativa do mercado o efeito terrível do pico de produção desta matéria prima energética começa a sentir-se. Temos que nos adaptar bem depressa a esta nova realidade para bem da nossa sobrevivência. M. King Hubbert tinha razão...
"M. King Hubbert is best known in the greater earth-science community for having predicted oil shortage some twenty years before it actually occurred. He is well known in hydrogeology for his contributions to the hydrodynamics of groundwater and the application of hydrodynamics to the exploration for petroleum. He derived Darcy's law from the Navier-Stokes equation and introduced the concept of force potential in his derivation. Equally importantly, he explained the role of fluid pressures in the mechanics of overthrust faulting."




Sem comentários: